Olá, mamães!
No post de hoje, o assunto é ballet para crianças.
O que você mãe, precisa saber antes de procurar um professor e ballet ou uma escola de ballet?
Para esclarecer todas as nossas dúvidas,e falar sobre isto, convidamos o coreógrafo,artista de dança,e professor especializado em dança, arte e projetos sociais, Emerson Euzébio Silva, proprietário da escola de dança Espaço Corpo Que Dança aqui em Presidente Prudente.

Esta matéria surgiu, primeiramente do meu coração de mãe, vendo as tantas dúvidas que surgem geralmente quando o assunto é iniciar as crianças no ballet. Decidi convidar o professor Emerson, por ter tido uma experiência de anos com ele, com minhas duas filhas quando eram menores, hoje já com 15 e 19 anos.

Deixo vocês agora com as palavras do professor e pesquisador Emerson Euzébio Silva.

  • Como iniciar uma criança de 04 anos no ballet e quais benefícios essa criança vai obter com esta atividade?
  •      – Em primeiro lugar , nós vamos receber esta criança de forma lúdica,e ajudá-la a entender o corpinho deles, para depois entrar no modo dança, desmistificando o grande “mito da dança e o corpo delas”,transportando essas informações, e fazendo um cruzamento da técnica com o corpo deles.
  • E como se dá este processo com as crianças?
  • O processo de entendimento por parte das crianças é feito todo de forma lúdica,com brincadeiras, respeitando a fase de desenvolvimento e idade delas. Vamos conscientizando corporalmente as crianças. O ballet é uma técnica anti-gravitacional, nós todos somos seres anti-gravitacionais, então começamos conscientizando por exemplo, a respeito do peso do corpo delas,, que os bracinhos têm um peso, a cabeça tem um peso, e elas vão adquirindo noção corporal para aprender a técnica corretamente, sem se lesionar, aprendendo a se comunicar corporal e artisticamente. Com o passar do tempo e gradativamente,a criança passa a entender que o corpinho dela é um meio para se comunicar. Faz parte disto também. o ritual de colocar o collant, a meia, calçar a sapatilha e fazer o coque. A criança tem ganhos com isto, porque ela vai praticar o ballet de forma lúdica, mas ela vai adquirindo noções de regras e disciplina.
  • Porque é importante usar roupas adequadas no ballet, no caso collant, meia-calça e sapatilha?
  • O porque de se usar collant justo para praticar o ballet, é que com este tipo de roupa, fica mais fácil para o professor observar os desvios na hora do movimento e assim corrigi-los, para não causar problemas posturais ou ortopédicos e etc.
  • As crianças gostam de usar as roupas de ballet?
  • Sim, passa a ser algo prazeroso para a criança, se arrumar,colocar a roupinha de ballet,fazer o coque, isto incentiva a auto estima e responsabilidade delas. Aos poucos a criança vai adquirindo dentro de si, a noçao de responsabilidade com tudo que cerca essa atividade, preparar-se, as regras , disciplina e etc.
  • Qual a importância da dança para uma criança pequena?
  • A daça é uma alfabetização corporal de muita importância,tem um processo gradativo para surtir nesta criança comunicação, tomando sempre o cuidado de não frustrar este corpo que ainda está sendo conscientizado e formado, e não limitar esta criança. Cada criança tem seu tempo de aprendizado, e é muito importante deixar fluir gradativamente e ludicamente. A aquisição cultural para uma criança que pratica o ballet é imensa, o repertório cultural dela é ampliado.
  •  Leia mais sobre a influência da dança na memória e atenção

Uma criança que dança melhora a concentração,tem ganho em inúmeros campos, como comunicação cultura, sensibilidade, senso de grupo, etc. O profissional que vai trabalhar com esta criança, precisa ser muito consciente, e saber muito bem o que está fazendo. Porque este professor que vai despertar o corpo da criança para o movimento.

Hoje devido aos novos tempos e a tecnologia, as crianças estão ficando em sua grande maioria, sedentárias, não brincam mais com antes, vão ficando com movimentos limitados. Um exemplo da minha abordagem é incentivar as crianças a pularem amarelinha, este pular amarelinha vira um salto no ballet. A minha proposta de abordagem da criança é sempre muito lúdica, inclusive é tema de pesquisa do meu mestrado. Trazer a criança para o movimento, o voltar a brincar.

  • Qual a mensagem enquanto educador que você deixaria para os pais que vão iniciar seus filhos no ballet?
  • Eu aconselho aos pais que procurem saber o histórico do professor, entender o pensamento da escola, a filosofia desta escola. Como o professor aborda esta criança, e como insere elana dança, sem frustrar, desmistificando o aprender ballet.Para mim o ensino da dança deveria fazer parte do currículo das escolas, tamanho os ganhos futuros para a criança enquanto indivíduo.