Acho que uma das coisas imprescindíveis e que temos que propor aos nossos filhos para que conheçam são os primeiros socorros.Eu conheci as técnicas de primeiros socorros quando era lobinha aos 8 anos de idade,no escoteiro e de lá para cá,revi as técnicas como disciplina no primeiro na faculdade de educação física,e posso dizer que faz toda a diferença saber o que fazer num primeiros momento em caso de acidente ou mal súbito em que você esteja presente e possa auxiliar,eu apliquei primeiros socorros(e qual mãe não aplicou né!)em minha filha quando ela sofreu um desmaio,segui os passos recomendados e deu tudo certo graças a Deus. Este ano no escoteiro os chefes já iniciaram o estudo aos primeiros socorros que é ministrado sempre por um bombeiro ou profissional da saúde.É válido para qualquer pessoa aprender em como se comportar mediante um acidente ou situação que exija os primeiros socorros.É importante aprender a administrar os primeiros socorros pois nunca sabemos quando será necessário utilizar.Abaixo abordaremos um dos aspectos dos primeiros socorros que é como agir quando alguém apresentar uma hemorragia externa.Acompanhem:
O que são primeiros socorros?
Como o próprio nome sugere, são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados à uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba assistência definitiva.
Quando devemos prestar socorro?
Sempre que a vítima não esteja em condições de cuidar de si própria.
Quais são as primeiras atitudes?

Como reconhecer uma hemorragia externa

Como reconhecer uma hemorragia externa


Geralmente os acidentes são formados de vários fatores e é comum quem os presencia, ou quem chega ao acidente logo que este aconteceu, deparar com cenas de sofrimento, nervosismo, pânico, pessoas inconscientes e outras situações que exigem providências imediatas.
Quando não estivermos sozinhos, devemos pedir e aceitar a colaboração de outras pessoas, sempre se deixando liderar pela pessoa que apresentar maior conhecimento e experiência.
Se essa pessoa de maior experiência e conhecimento for você, solicite a ajuda das demais pessoas, com calma e firmeza, demonstrando a cada uma o que deve ser feito, de forma rápida e precisa.
Apesar da gravidade da situação devemos agir com calma, evitando o pânico.
* Transmita confiança, tranqüilidade, alívio e segurança aos acidentados que estiverem conscientes, informando que o auxílio já está a caminho.
* Aja rapidamente, porém dentro dos seus limites.
* Use os conhecimentos básicos de primeiros socorros.
* Às vezes, é preciso saber improvisar.
 Vamos analisar dois exemplos de primeiros socorros em duas situações e aprender como agir:
hemorragia causada por ferimentos na pele são chamadas de hemorragias externas.
* Fazer um garrote amarrando um tecido limpo diretamente na ferida ou alguns centímetros acima da lesão;
* Se for localizada no braço ou na perna recomenda-se mantê-la elevada para diminuir a saída de sangue;
* Se a lesão for localizada no abdômen e não for possível fazer o garrote, recomenda-se colocar um pano limpo em cima da lesão e pressionar para que o sangue não saia.
Nunca retire o objeto que eventualmente esteja encravado no local da hemorragia, faça pressão ao redor, ou amarre algo a redor de forma a tentar minimizar o fluxo de sangue.
As hemorragias podem ser causadas por diversos fatores que devem ser identificados posteriormente, mas é vital que seja controlada para garantir o bem-estar imediato da vítima até chegar socorro médico profissional de emergência.
image
E por último algumas fotos da turma do escoteiro da minha filha participando do primeiro modulo de introdução as técnicas de primeiros socorros. As crianças adoram aprender!
Escoteiros aprendendo primeiros socorros

Escoteiros aprendendo primeiros socorros

Incentivem seus filhos a aprender os primeiros socorros,e nunca deixem de ligar para a emergência em caso de acidentes.