12278734_914558718591374_4676120203321336282_n
Em minhas pesquisas como mae de criança alérgica,acabei descobrindo essa super dica de limpeza segura para crianças e bebês alérgicos.
Descobrimos vários tipos de alergia em minha filha do meio, entre elas a alergia ao cheiro de produtos fortes.Antigamente quando a alergia não estava em sua fase mais palpável,eu usava produtos bem agressivos para limpar o quarto dela,e o cheiro acabava desencadeando a alergia.Enfim ,eu quero falar mais sobre alergias e explicar como foi nosso processo de descoberta das várias alergias da Isa, mas é um assunto muito extenso e muito técnico, entao vou ter que pedir ajuda do médico dela para escrever.Mas em breve postarei.
Uma das coisas que fiz ao longo do tempo foi minimizar qualquer fator que desencadeie uma crise alérgica então comecei pelos produtos de limpeza.
Em minhas buscas eu descobri uma sugestão de limpeza,mais que bacana,ainda é sustentável,antisséptica,e antibacteriana para usarmos na limpeza do chão.
Esse tipo de produtos inclusive é ideal para ser usado no chão na fase em que os bebês começam a engatinhar,podem e devem limpar com essa receitinha anotem aí:
-Para um balde com quatro(4) litros de água morna.você deve adicionar 8 gotas de óleo essencial de citronella,mais um quarto 1/4de xícara de vinagre branco de álcool, passe no chão com um pano.
– Precauções quanto ao uso de óleos essenciais:Gestantes ou mães que estão amamentando evitem cheirar o óleo essencial, porque ele é estimulante,portanto grávidas é melhor se abster do uso.
Ainda sobre o uso do óleo essencial de citronella, ele pode ser efetivo como repelente ao mosquito da dengue (o uso na limpeza),e para evitar a coprofagia em cães.
Aqui em casa eu só utilizei o óleo essencial de citronella na limpeza, então não inalamos e nem tivemos contato com a pele.
Procurem utilizar o óleo essencial orgânico queridas e não a essência,que são bem diferentes em sua composição e método de extração.A diferença entre você comprar um óleo essencial e não uma essência, é que o óleo essencial tem efeitos terapêuticos, enquanto que a essência largamente produzida em laboratório e se tornando sintética e muitas vezes misturada a outros produtos,só serve para dar cheiro a produtos não possuindo efeito terapêutico nenhum.Para vocês terem uma noção, são necessários 24 xícaras de chá da planta,para conseguir uma gota do óleo essencial, que é uma substância pura,natural e como o exemplo escrito, muito concentradas.
Eu tenho me apaixonado a cada dia que passa, pelos óleos essenciais, e suas diversas formas de uso.Os óleos essenciais não são tão baratos como as essências,pois necessita-se de uma grande quantidade de matéria-prima ,por exemplo:para produzir um frasco de 10ml de óleo essencial, é necessário de 10 kg a 15 kg da flor da planta.Outra dicaquando forem comprar óleo essencial é observar se no rótulo está descrito o nome botânico da planta,os vidros de acondicionamento dos óleos geralmente sao de cor âmbar,pois a luz,e calor podem interferir na eficácia do produto.
Esta foi minha dica sustentável e até econômica, porque não, para quem não agurnta mais usar produtos que agridem o meio ambiente e a nossa saúde.