image

Olá mamães, papais e todos os interessados no assunto: sono e soneca dos bebês.

Vamos dar continuidade aos artigos, que viemos postando estes dias que vocês podem conferir aqui e aqui.

Eu considero que para proporcionar uma boa noite de sono aos nossos bebês é predições primeiramente conhecer sobre o sono e soneca deles. Os bebês não vêem com um manual rígido, porque cada bebê e cada casa, cada família têm um ritmo diferente!

Dormir é uma consequência natural e orgânica,mas que precisa ser aprendida.

lJá que o comportamento considerado normal é bem abrangente,é importante estidar o comportamento de cada criança individualmente,para perceber quando ela estará pronta para fazer q transiçao,de 2 ou mais para apenas uma soneca,levando em conta o desenvolvimento fisiologico e pessoal da criança.
➡️Sinais de que a criança precisa de DUAS sonecas por dia.
.A criança tem menos de 12 meses de idade.
.Quando você a coloca pra tirar uma soneca,ela brinca,resiste,reclama um pouco,mas no final acaba dormindo por uma hora ou mais.

Quer saber como fazer o bebê dormir a noite toda? Clique Aqui.
.Quando vocês saem de carro durante o dia,ela pega no sono.
.Se deixa de tirar uma das sonecas,fica irritadiça ou cansada até a próxima soneca ou sono noturno.
.Ela está em uma fase de grande mudança(chegada de um novo irmao,doença,entrada na creche)que modifica os horários da soneca.
.Deixa de tirar sonecas quando estao fora,mas quando ficam em casa tira dias sonecas de boa duraçao.
➡️Sinais de que a criança está pronta para mudar para UMA soneca por dia.
.Quando vocé a coloca para tirar uma soneca,ela brinca ou fica irritada antes de pegar no sono,e entao dorme por pouco tempo ou nem sequer pega no sono.
.A criança consegue passear de carro de manha cedo sem acabar pegando no sono durante a viagem.
.Quando deixa de tirar uma soneca,continua bem humorada e cheia de energia até o horário da próxima soneca ou do sono noturno.
.Pega no sono com facilidade em uma das sonecas,mas briga e resiste muito para nao tirar a outr.
.Como fazer a transiçao quando os sinais indicam que é a hora de mudar.

image

➡️Como fazer a transiçao quando os sinais indicam que é a hora de mudar(de acordo com a idade e maturidade do sono da criança).
Ao invés de pensar em simplesmente evitar a soneca,é melhor pensar em uma mudança de horários.A mudança de duas para uma soneca raramente acontece acontece em apenas um dia.Freqentemente vai haver um período de transiçao que pode durar alguns meses,dentro do qual vai claramente precisar de duas sonecas em um dia,e apenas uma soneca em outros.Você tem algumas opçoes do que fazer nessa fase de transiçao:
-Observar os sinais de sono e colocar a criança para dormir logo assim que os primeiros aparecem.
-Manter duas sonecas,mas nao exigir que a criança durma nos dois horários,permitindo que em um deles apenas fique deitado relaxando.
-Escolher um horario único para uma soneca que seja um pouco mais tarde que a soneca habitual da manhã,mas nao tao tarde quanto a soneca da tarde.Manter a criança ativa (ao ar livre,se possível) até aproximadamente 30 minutos antes desse horário escolhido.
-Nos dias em que a soneca ocorrer mais cedo,antecipar o horário de ir para a cama á noite em 30 minutos ou uma hora,para diminuir a quantidade de tempo que ficará acordada entre a soneca e o sono noturno.

Referências bibliográficas
Mortensen,M Fases de crescimento e desenvolvimento que modificam o sono do bebê e da criança.
Elizabeth Panthley,`the No-cry Nap solution:Guaranteed Gentle Ways to Solve All Your Naptime Problems,Mcgraw-hill 1 edition (december 2,2008)
Beijo
Andressa💙